Caderno Especial: Tendências do Mercado de Medicina Diagnóstica

Dada a importância que representa para a qualidade de vida e saúde dos animais, o mercado de medicina diagnóstica veterinária tem apresentado um crescimento considerável nos últimos anos. Cada vez mais os procedimentos médicos auxiliares, a exemplo dos exames por imagem e expedientes laboratoriais, se tornam um dos pilares para diagnósticos mais ágeis e seguros.

Muitos fatores explicam a expansão desse mercado, como a evolução da tecnologia, que contribui para que os procedimentos se tornem mais simplificados, de fácil acesso e menos onerosos.

Além disso, a mudança nos hábitos de donos de animais de companhia e as transformações econômicas percebidas nos últimos anos — apesar do cenário de crise — fizeram com que os cuidados com a saúde animal se tornassem um hábito entre as pessoas, gerando um aumento na demanda sobre os planos de saúde animal, consequentemente, em diversas especialidades médicas veterinárias.

O panorama do mercado de medicina veterinária diagnóstica no Brasil é promissor. Como veremos neste caderno especial onde abordaremos as principais tendências em diagnóstico laboratorial e análises clínicas, diagnósticos rápidos e por imagem, embora existam desafios a serem superados nesse mercado, novas tendências comprovam que muita coisa boa está por vir!